Aviões

AlmapBBDO

Gol Linhas Aereas

Ampliar
Ampliar
Ampliar
Ampliar
Ampliar
Ampliar
As aeronaves que ilustraram as campanhas de gol foram criadas em CGI pela nossa equipe. Acompanhe aqui um pouco do processo deste trabalho.

Job








Créditos

Agência

AlmapBBDO

Cliente

Gol Linhas Aereas

Diretor de Arte

André Nassar

Diretor de Criação

--

Art Buyer

Carolina Murara

Job

Aviões

Detalhes do Processo

Recebemos da AlmapBBDO a proposta de ilustrar em CGI os aviões da frota da GOL em diferentes ângulos. Participamos deste processo com sugestões de ângulos de câmera e iluminação como os estudos apresentados ao lado. Todo esse proceso foi acompanhado pelo diretor de arte André Nassar, que selecionou a angulação da lente, a iluminação do modelo e nos orientou a buscar o realismo nestas imagens com um tratamento parecido com o feito em fotografias publicitárias de automóveis.

Um constante desafio na criação de CGI é acrescentar a quantidade ideal de imperfeições. Imperfeições existem em tudo no mundo real, mas não nas ilustrações digitais - inicialmente. São detalhes que trazem realidade à imagem final. E na ilustração deste Boeing 737-800 não foi diferente. A princípio, o avião modelado é tão liso e bem-construído que os olhos não o enxergam como real. 

Pequenos amassados, imperfeições e ondulações nas chapas, rebites, soldas e emendas que acrescentamos - na modelagem, na texturização ou na pós-produção - transformam o "avião 3D" em uma "foto de avião na pista".

Por outro lado, se as imperfeições forem exageradas, o avião pode passar por realista porém velho, ou estragado. Assim cabe aos artistas dosar a quantidade de realismo e plasticidade ideais para cada arte levando em conta sua função.