Mosaicos

AlmapBBDO

Ambev – Antarctica

Ampliar
Ampliar
Ampliar
Ampliar
Muitas pedrinhas, um fundo enorme, muita resolução e nenhum padrão repetido. Esses foram os pré-requisitos envolvidos na criação deste mosaico da Antarctica. Acompanhe um pouco desta empreitada.

Job








Créditos

Agência

AlmapBBDO

Cliente

Ambev – Antarctica

Diretor de Arte

Danilo Siqueira

Diretor de Criação

Art Buyer

Elaine Faria

Job

Mosaicos

Detalhes do Processo

Chegou para nós esta proposta de mosaico para Ambev feita pela AlmapBBDO. Imagine só a trabalheira que seria montá-lo de verdade.

Na realidade, fazer em CGI também foi bem trabalhoso, já que cada pedra teria que ser diferente das outras, a resolução era enorme e deveríamos ter o fundo e os elementos em layers que se encaixassem.

Falando um pouquinho da técnica, pensamos até em modelar as pedrinhas imaginando que assim conseguiríamos os detalhes esperados. O que inviabilizou essa ideia foi que, em testes, descobrimos que teríamos problemas para renderizar no tamanho solicitado.

Pois bem, fizemos então alguns testes com mapas de "Displacement" e conseguimos todos os detalhes com um render mais viável.

Uma vez definido que o caminho seria fazer esses mapas, passamos quase todo o tempo disponível do prazo desenhando os mapas, que são basicamente imagens em tons de cinza utilizadas para gerar relevo. Quando aplicamos estes mapas de “Displacement” sobre uma superfície, o computador gera áreas de baixo relevo nas partes escuras e alto relevo nas áreas claras. Veja alguns exemplos de pequenos trechos destes mapas à esquerda. 

Um dos desafios que tínhamos que resolver era como criar os elementos (garrafa, copo e texto) de uma forma que diversas peças pudessem ser criadas, trocando cada um deles de posição. A solução que encontramos foi renderizar os elementos separados do fundo e com uma camada de rejunte dos lados como se fosse uma espécie de sangria. Assim, em qualquer lugar que estes elementos fossem aplicados sobre o fundo, eles teriam uma borda de rejunte que se encaixaria perfeitamente no resto da arte.