Panettone

AlmapBBDO

Bauducco

Ampliar
Ampliar
Ampliar
Ampliar
Ampliar
Ampliar
Este trabalho foi mais uma parceria de sucesso que fizemos com a Almap BBDO para Bauducco! Porque nada como um bom panettone para deixar o estúdio em clima de natal!

Job








Créditos

Agência

AlmapBBDO

Cliente

Bauducco

Diretor de Arte

Marcos Kotlhar

Diretor de Criação

Art Buyer

Ana Cecilia

Job

Panettone

Detalhes do Processo

Temos aqui mais um job que desenvolvemos junto com o Marcos Kotlhar e a Ana Cecília da Almap BBDO que teve um processo bastante intenso e enriquecedor para toda a equipe.

Como pode-se ver pelo layout que recebemos (ver imagens ao lado), os elementos principais da composição, a hierarquia, enquadramento e até angulação da lente já estavam relativamente definidos, mas a estilização das casas, personagens e a iluminação ainda estavam em aberto.  Por se tratar de um desenho, o layout também não nos mostra como todos os elementos conversariam entre si na vida real, e muitos elementos ainda estavam a ser criados pela nossa equipe para ajudar a tornar a cena mais rica.

Em termos de iluminação começamos observando as referências de Anastassia Elias que recebemos da agência, e pudemos perceber como a luz atravessa o papel e a forma que eles interagem cria o clima que achamos ser o caminho para a arte. Porém o que estava em aberto é o tipo de arte em papel que seria adotado.

Começamos então os primeiros estudos de árvores depois passamos para as casinhas, trenó, pessoas, anjinhos e por fim, da árvore de natal. Inúmeras versões foram criadas até chegarmos a um estilo que o diretor de arte considerasse ideal para esta arte.

Em cima das formas do layout, começamos um primeiro estudo de volumetria 3D e iluminação. Podemos ver isso nos estudos em clay ao lado. Estávamos tentando enxergar uma diretriz para a luz enquando finalizávamos os estudos dos elementos.

As imagens ao lado entituladas "Mapa stencil das casas" mostram as formas aprovadas que foram usadas para recortar o papel dentro do programa 3D. Essa técnica nos permite controlar o formato do polígono apenas com um mapa em P&B econimizando muito tempo de modelagem. 

Uma vez que temos as formas aprovadas, tivemos que montar a composição e junto estudar de fato o comportamento da luz. 

Chegamos em uma etapa que agora tudo deveria parecer hiper real com as luzes, elementos e composição definidos até o momento. Para isso fizemos um estudo fotográfico com uma montagem e a usamos de referência pra atingir o mesmo nível de realismo no 3D.  Vejam ao lado em "Referência fotográfica.

Uma mesa de ripas de madeira precisava ser feira em 3D ou fotografada. Partimos para os estudos começando pela captação de texturas de madeira que geraram um arquivo de 35.000 px por 35.000 px de textura e fizemos ela funcionar muito bem dentro do software de CGI. Vejam o resultado em "Teste de madeira"

Fizemos um pote de farinha para validar com a agência, assim como a colher, e seus primeiros estudos também podem ser vistos ao lado.

A locação também é algo que precisávamos resolver como de costume. Foi pensado então em uma composição que valorizasse a arte abraçando de certa forma os elementos aumentando o "aconchego" que estamos acostumados nas artes de Bauducco. Sugerimos então uma janela logo no início do processo, assim ela também justificaria uma contraluz que enriqueceria a arte.

A esta altura do trabalho já estavamos recebendo as fotos do panetone executadas pela agência e achamos que seria um bom momento pra pensar também nas fotos que faríamos para compor a arte com a farinha e as frutas cristalizadas.

Agora o desafio foi achar uma solução para as fotos da farinha e sua integração com a cena.  Descrevemos nossa técnica no quado "Sombra na farinha" ao lado.

Conforme a arte foi se configurando e seu aspecto final foi ficando mais claro, alguns estudos de cor nos foram solicitados para que a arte ficasse com tom mais alegre. A sugestão do diretor de arte foi de colorir alguns dos elementos e assim seguimos com sugestões de pinceladas para que a arte mantivesse um aspecto artesanal. 

Muito bem, com toda a ate definida e devidamente aprovada etapa por etapa, chegamos a composição final, que pode ser vista na desconstrução final do post.

Esperamos que curta esse processo assim como nós curtimos ter participado deste grande aprendizado.  ;)