Sir Ian McKellen

-

Notan

Ampliar
Ampliar
Ampliar
Este foi um estudo que fizemos em internamente para desenvolver nossas técnicas, criando formas orgânicas complexas e texturizando de forma realista. Sendo o rosto humano o maior desafio para os artistas de 3D, este é também um dos melhores exercícios para elevar nossas capacidades técnicas e artísticas.

Job








Créditos

Agência

-

Cliente

Notan

Diretor de Arte

Marcos Sampaio

Diretor de Criação

-

Art Buyer

-

Job

Sir Ian McKellen

Detalhes do Processo

A criação de um personagem humano realista é um dos maiores desafios enfrentados pelos artistas que trabalham com CGI. O olho humano está tão acostumado a perceber mudanças sutis em nossa fisionomia que qualquer detalhe minúsculo fora do lugar pode causar estranhesa ao observador. Esta estranhesa vem acompanhando a arte em 3D e a robótica há tanto tempo que foi criado um termo específico para ela. Quando uma representação virtual se aproxima muito do real mas não consegue ser perfeitamente convincente ele causa um desconforto para os observadores. Este "vale de estranhesa" entre o real e o virtual é conhecido como "Uncanny valley".

Tentar transpor esse vale é um dos exercícios mais exigentes para um artista, e foi exatamente por este motivo que resolvemos nos aventurar nesta imagem.

Como se isso não fosse o bastante, a tentativa de criar um rosto conhecido nos traz o desafio artístico de captar a essência de uma fisionomia específica em apenas uma imagem.

Este tipo de imagem não costuma ser utilizada em publiciade pela facilidade de se utilizar pessoas reais fotografadas, mas a habilidade de criar este tipo de imagem digitalmente facilita a criação de imagens semelhantes de animais por exemplo, como já fizemos em diversas campanhas.

Veja ao lado um pouco do processo de criação desta imagem, que foi esculpida a mão no zbrush a partir de uma esfera e depois texturizada e iluminada no Modo.